01. Evite tomar parte em desavenças. Compreenda que é da natureza da nossa comunidade que nos apoiemos e nos fortaleçamos nos pontos em que concordamos, e que nos respeitemos e aprendamos uns com os outros nos pontos em que discordamos.
02. No caso de desavença inevitável, antes de argumentar, considere que a contraparte possa estar movida por diferença legítima de opinião, ou, talvez, erro inocente quanto à matéria (bem como você).
03. Caso pretenda tomar parte em discussão, privilegie canais privados, e, mesmo nesses, respeite o colega fraguista. O desrespeito entre fraguistas (mesmo em privado, caso denunciado por uma das partes) será avaliado pelos diretores, podendo ensejar punição.
04. “Argumentum ad hominem”, Falácia do Espantalho e outros recursos debatentes pobres não geram apreço na nossa comunidade. Vale a pena evitar.
05. Grosserias, gritos, xingamentos, serão avaliados pelos diretores, podendo ensejar punição.
06. Mantenha o elevado nível de respeito pessoal e pelo Fraguismo que se espera de um Fraguista.
07. Participar dos grupos, dos canais e das reuniões do Fraguismo não é um direito, mas um privilégio. Faça com que sua postura justifique seu ingresso e que sua permanência seja desejada, não tolerada.
08. Sua conduta dá forma à sua reputação, e sua reputação pode fazer a diferença no seu crescimento no Fraguismo.
09. Caso você tenha algum problema no contexto do Fraguismo, qualquer que seja, leve ao conhecimento de um diretor, em privado. Caso você tenha alguma crítica, da mesma forma.
10. Lembre-se de que nós não somos o Estado.
01. Com antecedência, verifique se o espaço físico a partir do qual você participará está livre de barulhos, bagunças, sujeiras e outras inconveniências à sua participação e à participação dos demais colegas fraguistas.
02. As Ágoras têm duração estimada de uma hora, e as reuniões podem durar desde poucos minutos até mais que uma hora. Organize-se para participar; cumpra o horário de início e se esforce para permanecer até o fim.
03. Ao ingressar na Ágora, mantenha silêncio, respeito e concentração, sobretudo caso a Ágora já tenha começado. Ao ingressar na reunião, haja com cordialidade e respeito para com os colegas fraguistas que já estão no nosso espaço virtual de convivência – e mantenha esse espírito durante toda a reunião.
04. Verifique se suas vestes são adequadas à Ágora e à reunião, bem como sua postura (recomendamos que esteja sentado, e que o "fundo" não seja chamativo).
05. Pedimos não comer, não fumar, não fazer uso de chicletes, balas ou doces durante a Ágora e durante a reunião. Abster-se dessas condutas reforça o respeito pelos colegas e pela instituição.
06. Se precisar se ausentar para ir ao banheiro, beber água ou atender a uma chamada urgente, por exemplo, desligue a câmera e o microfone, e o faça com discrição.
07. Se desejar falar, o faça no momento correto, e da forma correta: peça a palavra, e, quando for concedida, seja breve, conciso e respeitoso.
08. Ao ter a palavra, lembre-se de que as Ágoras refletem nossos Princípios Fundamentais e as reuniões comumente têm pautas. Evite assuntos que saiam do tema, causem discórdia ou divagações. Temos outros momentos para descontrair, aproveite-os!
09. Se discordar de algum colega fraguista, considere que ele pode ter apenas manifestado uma divergência legítima de opinião, ou um erro inocente. Caso a discordância seja intransponível, discretamente, contate um dos diretores em privado. Não dê combustível a dissensos.
10. Contribua para o estabelecimento e a manutenção dos elevados níveis de concórdia, dignidade e respeito esperados de um fraguista. As reuniões são pequenas Ágoras, as Ágoras são grandes reuniões.
01. As desavenças e as posturas em desacordo com estas normas podem ser objeto de análise dos diretores, acarretando punições.
02. A postura do fraguista fora das reuniões e da convivência da comunidade também pode ser objeto de análise.
03. A punição será proporcional ao praticado, e consistirá em strike, repreensão pública, impedimento para elevação de nível no Fraguismo por tempo determinado, suspensão da comunidade por tempo determinado e expulsão da comunidade.
04. Duas ou mais punições podem ser aplicadas simultaneamente.
05. O fraguista a ser punido pode ser chamado em strike por até duas vezes, caso se entenda que os casos são de menor gravidade.
06. Nenhum fraguista que tenha sido punido com dois strikes poderá receber um terceiro, cabendo punição mais gravosa.
07. A aplicação do Sistema Punitivo se dará da seguinte forma:
07.a. Qualquer fraguista poderá apresentar a diretor questão que considere em desacordo com estas normas;
07. b. A questão será apresentada aos demais diretores, e, em se considerando que há plausibilidade, será formada comissão por três diretores para julgarem a questão;
07.c. O fraguista denunciado será convidado a apresentar argumentos, em até três dias;
07.d. A comissão julgará e divulgará aos demais diretores e ao denunciado, em até três dias após receber os argumentos;
07.e. Caso o denunciado considere o resultado injusto, pode apresentar recurso à Diretoria, ocasião em que se formará nova comissão de três diretores, o denunciado apresentará argumentos em até três dias e a nova comissão julgará e divulgará o resultado aos demais diretores e ao denunciado, em até três dias.
08. Nos casos considerados de alta gravidade e alta plausibilidade, a Diretoria pode decidir por suspender da comunidade o denunciado, de forma preventiva, enquanto se dá a aplicação do Sistema Punitivo.
09. Os resultados dos julgamentos e as punições adotadas serão objeto de registro, sendo que, caso o fraguista punido, após cumprir a punição, tenha período de um ano sem qualquer outra punição, poderá pedir reabilitação e remoção do registro, exceto no caso de expulsão da comunidade.
10. Os casos omissos serão decididos pela Diretoria, que pode fazer arranjos, se preciso, preservando o espírito destas normas.